Pós-Graduação Design Editorial e Infografia - São Paulo - Brasil - IED Istituto Europeo di Design - sede São Paulo - I24072

Home>Postgrado>Editorial>São Paulo>Pós-Graduação Design Editorial e Infografia - São Paulo - Brasil
 
Pós-Graduação Design Editorial e Infografia
Método: Presencial
Lugar:
Tipo: Postgrado
Enlaces Patrocinados
Loading...

Solicita información sin compromiso
IED Istituto Europeo di Design - sede São Paulo

Pós-Graduação Design Editorial e Infografia - São Paulo - Brasil

Nombre
Apellidos
Teléfono
Teléfono Fijo [Indicativo ciudad + nº]. Ej. 2355555 (Santiago) / Celular [nº celular sin indicativo]. Ej. 98566666
 
 
 
 
Mi teléfono es:
Fijo
Celular
Otro teléfono
Teléfono Fijo [Indicativo ciudad + nº]. Ej. 2355555 (Santiago) / Celular [nº celular sin indicativo]. Ej. 98566666
 
 
 
 
Mi teléfono es:
Fijo
Celular
E-Mail
¿Tienes licenciatura?
Región
Rut/Pasaporte
Mi documento es
Para enviar la solicitud debes aceptar la política de privacidad
* Campos obligatorios

En breve un responsable de IED Istituto Europeo di Design - sede São Paulo, se pondrá en contacto contigo para informarte.
Por favor, rellena todos los campos correctamente
Pós-Graduação Design Editorial e Infografia - São Paulo - Brasil Comentarios sobre Pós-Graduação Design Editorial e Infografia - São Paulo - Brasil
Contenido:
Pós-Graduação Design Editorial e Infografia.

Próximas Turmas: Março 2017

Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8 de junho de 2007 do MEC – Ministério da Educação. O curso está estruturado em disciplinas (360h) e ao final do programa, o aluno deverá apresentar um trabalho de conclusão, projeto ou monografia, conforme a modalidade eleita para aquela turma (40h), totalizando 400h.

Objetivos:

A Pós Graduação em Design Editorial tem por objetivo apresentar conteúdos de apro­fundamento profissional, tanto nos suportes tradicionais quanto nas novas mídias digitais e multiplataformas. Com forte ênfase estratégica, o programa contempla a aproximação com o mercado editorial, proporcionando ao longo das disciplinas experiências multidisciplinares essenciais.

Público:

Este programa está direcionado aos profissionais que lidam com conteúdos de informações  almejando ampliar e aprimorar seus conhecimentos no campo da edição, linguagem e visualização da informação. Profissionais na área do Design Gráfico, Publicidade, Mídias Digitais, Jornalismo, Produtores Gráficos, Gestão e Desenvolvimento de Processos Editoriais, entre outras áreas que atuam no mercado editorial encontrarão neste curso a possibilidade de reflexão da prática profissional e a busca de novos caminhos para um mercado em constante atualização.

Metodologia:

O curso é dividido em três fases:

Fase I – Pesquisa
Fase II – Design: Linguagem, Comunicação e Cognição
Fase III – Estratégia de Comunicação Integrada

Entrega:

O Designer Editorial deverá dominar a transposição dos conteúdos para diversos suportes – revistas, livros, jornais, sites, tablets, celulares etc. Infografia e Datavizualização são recursos importantes e que serão explorados no programa. Em face às transformações do mercado editorial e dos novos desafios apresentados, o curso foca na preparação de um profissional que saiba pensar visualmente e esteja apto a trabalhar as mídias tradicionais e as novas mídia, de forma isolada ou integrada, promovendo a organização das informações nos campos semântico e sintático, integrando forma e conteúdo. A criação e a produção de produtos e serviços editoriais inovadores estão entre os principais enfoques da pós.

Plano do Programa de Pós-Graduação:

Fase I. Informação e Pensamento Visual

Sustentabilidade e Design  [ 36h ]
Eco Sustentabilidade e Responsabilidade Social [ 18h ]

A disciplina apresenta conceitos, ferramentas e estratégias de desenvolvimento sustentável e suas respectivas interelações com o campo do design. Sua abordagem geral se depara com o estudo da interdepência do tema com os sistemas de funcionamento social, ambiental e econômico. Apresenta como objetivo específico, contribuir para percepção do profissional sobre os desdobramentos do conceito de sustentabilidade no desenho de processos de inovação social.

Metodologia Científica e Metodologia do Ensino Superior [ 18h ]

O foco desta disciplina está direcionado para os aspectos teóricos e operacionais da vivência investigativa, fornecendo aos alunos princípios característicos do universo científico estabelecendo parâmetros que serão associados a um assunto pesquisável. Este preparo se torna importante para que os alunos se sintam preparados para elaborar projetos pessoais e profissionais de pesquisa com rigor e proficiência técnica. Neste módulo é oferecido os paradigmas de pesquisa de determinadas técnicas de coleta e tratamento de dados e sua estruturação em projetos de pesquisa para o campo do design.

Informação Editorial [ 36h ]
Design da Informação [ 18h ]

Se deparar com os aspectos semânticos e sintáticos da informação, definindo uma interface  de comunicação que consiga melhorar o diálogo com seu usuário é o foco neste módulo. Como selecionar, planejar e estruturar o conteúdo para conseguir transmitir determinada informação para sua audiência utilizando a abordagem do design será o desafio apresentando nesta disciplina.

Comportamento do Leitor Editorial [ 18h ]

Diante de tanta informação gerada nas últimas décadas, os hábitos de consumo passam por mudanças profundas. Esta disciplina tem como objetivo apresentar reflexões sobre estas mudanças de comportamento do público leitor de informação. A análise de dados,o impacto na vida das pessoas e os principais assuntos consumidos serão abordados nesta disciplina.

Fase II. Edição e Linguagem

Ferramentas de Linguagem [ 36h ]
Visual Thinking [ 18h ]

Como colocar as ideias no papel de forma clara e objetiva para que todos consigam entender suas propostas. Esta disciplina visa ampliar o olhar do aluno sobre o registro e a solução criativa de problemas através dos conceitos de visual thinking, facilitação gráfica e “storytelling”.

Tipografia Editorial [ 18h ]

Apresentar e analisar as principais características na escolha da tipografia para o meio editorial será o objetivo desta disciplina. Ampliar os conhecimentos dos conceitos tipográficos e suas relações com meios editoriais analógicos e digitais, recursos de auxílio na distribuição de textos e sua formatação assim como novas tecnologias opentype e de webfonts fazem parte destas abordagens.

Pensamento Visual [ 36h ]
Infografia I: Introdução e Linguagem [ 18h ]

Comunicar conteúdos complexos com grande quantidade de dados utilizando a visualidade como principal ferramenta. Esta disciplina apresenta conteúdos históricos e fundamentais para entender os principais meios infográficos que dão suporte para o visual jornalism. Além dos aspectos históricos traz também para a infografia para o cotidiano e para outras áreas que lidam com informações complexas que necessitam de organização e clareza.

Infografia II: Construção e Desenvolvimento [ 18h ]

A continuação deste módulo dedidcado à infografia aborda questões práticas da infografia abordando as novas formas narrativas, pensamento visual, diagramas, gráficos, mapas, representações estatísticas, esquemas são alguns exemplos das formas de visualização que contribuirão com a clareza da informação no meio editorial.

Imagem [ 36h ]
Edição de Fotografia [ 18h ]

A disciplina apresenta as variadas formas de utilização da fotografia no mercado editorial, publicitário e da arte como elemento de construção de conteúdos. São abordados os fundamentos da fotografia, a metodologia, a iluminação e o enquadramento utilizados no design gráfico e editorial. A disciplina também apresenta os formatos de arquivos que podem ser utilizados para cada suporte, a construção de narrativas visuais potencializando o discurso que se pretende apresentar em cada matéria ou seção editorial. Parte desta disciplina é ministrada em um estúdio fotográfico profissional onde os alunos vivenciam de perto o dia-a-dia desta área.

Edição de Ilustração e Concept Design [ 18h ]

A materialização dos conceitos  e elementos editoriais no briefing pode ser traduzida por meio de diversas técnicas e soluções de ilustração. Neste contexto esta disciplina analisa o papel da ilustração na construção de conteúdos, apresentando na prática diferentes formas e linguagens.

Workshop em Revista [ 36h ]
Lab. de Linguagem Editorial em Revista [ 36h ]

O módulo analisa os fundamentos teóricos do Design Gráfico aplicado ao ambiente editorial. O objetivo desta disciplina é estudar as relações entre Forma – Função – Sentido e Valor, enfatizando os aspectos estruturais, formais e tipográficos. A disciplina também apresenta recursos que as novas tecnologias oferecem tais como os conceitos de pluralidade e acessibilidade aos novos suportes da comunicação como webfonts.

Workshop em Livro [ 36h ]
Lab. de Linguagem Editorial ra Livros [ 36h ]

A exploração do livro como suporte de experimentação de linguagem e na elaboração de projetos inovadores. Compreender sua estrutura e avaliar seu processo na busca de aprofundar os conceitos e prática deste universo fascinante fazem parte das abordagens nesta disciplina. Sistemas de coleções, raciocínio por trás do projeto de capas, livro de artistas, livros objetos, livros comerciais, infantis e infanto juvenis, são alguns das áreas que serão exploradas.

Fase III. Novos Negócios Editoriais

Digital [ 36h ]
Novas Mídias no Mercado Editorial  [ 18h ]

Com o avançar das novas tecnologias o profissional do mercado editorial necessita estudar as ferramentas mais atuais neste novo cenário tecnológico. Esta disciplina tem como objetivo explorar, na prática, estes novos formatos de interface do usuário com a informação. Tablets, revistas digitais e soluções para interface mobile fazem parte deste conteúdo.

Processing e Datavisualization  [ 18h ]

As novas tecnologias e linguagens de códigos digitais [coding] são ferramentas fundamentais para se trabalhar com informação no mercado editorial. Com isso esta disciplina apresenta ferramentas de programação (sem complicação) auxiliando a apresentação de dados complexos com inteligência e gerando resultados visualmente atraentes e inteligentes.


Novos Negócios Editoriais  [ 42h ]
Inovação no Mercado Editorial  [ 24h ]

Entender o ambiente econômico e cultural do mercado editorial, para onde caminham seus consumidores e concorrentes? Estabelecer um planejamento que defina orçamento e metas de chegada, mas que este não seja um caminho rígido. O papel da cultura de inovação e suas dimensões estratégicas de inovação no mercado editorial e sua importância no novo cenário competitivo fazem parte deste módulo, que apresenta instrumentos de gerenciamento da cadeia de inovação a partir da contribuição conceito “Human- Centered Design” como ferramenta estratégica que assumi um papel cada vez mais relevante no desenvolvimento de projeto inovadores em um mercado que oferece diversas oportunidades.

Design Research & Design Thinking  [ 24h ]

Técnicas de investigação e pesquisa inovadora que ajudam a contextualizar e fornecer insights ao design, as quais serão usadas ao longo de todo o processo. A disciplina expõe a função do usuário como fonte direta de elementos para a realização do design, como efetivar a solução escolhida: a migração do designer–centrismo para o usuário–centrismo.  Ao lado do Design Research, esta disciplina demonstra a necessidade de interpretar profunda e cuidadosamente os sinais que nos rodeiam a fim de reconhecer os padrões subjacentes e aprender a traduzi-los em percepções humanas e culturais. Estes padrões são valiosos em todo o ciclo de vida de qualquer produto ou serviço e no alcance de inovação.

Seminários Temáticos  [ 30h ]
Seminários Temáticos  [ 30h ]

Para favorecer o networking entre os alunos, professores e profissionais convidados, ao longo do curso haverão 10 encontros com debates sobre temas contemporâneos de mercado, workshops e palestras com temas transversais aos cursos sobre os desafios do mercado profissional: networking, coaching e mentoring.

Seminários Temáticos [ 30h ]

Para favorecer o networking entre os alunos, professores e profissionais convidados, ao longo do curso haverão 10 encontros com debates sobre temas contemporâneos de mercado, workshops e palestras com temas transversais aos cursos sobre os desafios do mercado profissional: networking, coaching e mentoring.

Orientação de Projeto Final. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

TCC  [ 40h ]

O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é a etapa necessária e obrigatória para receber a certificação do curso. Por meio de parcerias com empresas ou tema proposto pela instituição, o aluno desenvolverá um projeto final, com metodologias, orientação, formatação e apresentação conforme regulamento próprio e será submetido a uma banca pública de avaliação.

Coordenação:

Fabio Silveira

Designer e Professor. Formado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Pós Graduado em Branding e Especialista em Pedagogia para o ensino Superior. Mestrando em Educação pela Universidade Del Salvador, em Buenos Aires, Argentina. Atuou durante 15 anos na Editora Abril com implantação de diversos processos de Fotografia Digital e Fluxos Editoriais para diversas revistas do Grupo Abril tais como National Geographic, Superinteressante, Claudia, Nova – Cosmopolitan, Casa Claudia, Guia do Estudante, Playboy, Você S.A., entre outras publicações. A mais de 10 anos é professor acadêmico em universidades de Design e no mercado corporativo desenvolveu cursos in company em empresas como: Bradesco, Porto Seguro, Volkswagen, Shopping Jardim Sul, Buscapé, Nespresso.  Foi sócio fundador do escritório OcaBrasil Design desenvolvendo marcas e projetos editoriais para vários clientes, tais como: Editora Abril, Vogue, CSN, SENAI, Nike, TAM, Volkswagen, Folha de S. Paulo, Ministério da Indústria e Comércio, entre outros. Foi finalista no IF Design Award, em Hannover na Alemanha e finalista do Prêmio Abril de Jornalismo na categoria Projeto Gráfico com a Revista Casa Claudiatualmente desenvolve projetos de Design Editorial e processos de inovação.

O IED São Paulo . 
  
A cada ano, o IED contribui para posicionar São Paulo como capital da moda latino-americana. No campo do design, a escola colabora para a emancipação do produto brasileiro no mercado externo. O modelo didático do IED também tem permitido a realização de programas educativos para o desenvolvimento de diferentes setores produtivos em alguns estados brasileiros, com parcerias estratégicas com os setores público e privado.
Otra formación relacionada con Postgrado de Editorial: